domingo, 27 de março de 2011

Parkour

Parkour ou Le Parkour, deriva do nome percurso, visto que tem como finalidade traçar percursos alternativos, ou seja, deslocar-se entre dois pontos pelo trajeto mais curto e não pelo mais accessível e previamente estabelecido pelo conceito de movimento imposto pela sociedade.

Passando a explicar: entre dois pontos situados em uma região urbana existem variadas barreiras arquitetônicas. Tomemos, por exemplo, uma escadaria que nos conceitos comuns é o método "correto" para alcançar uma superfície mais elevada. Mas não seria mais rápido subir diretamente a parede, apesar de não ser o método "adequado"? É neste termo que se baseia o parkour, no método mais rápido, e sim por vezes mais difícil, de alcançar o nosso destino.


Apesar das dificuldades inerentes a este método de movimentação, é inquestionável que com o treino adequado e uma preparação física a condizer, o parkour é um método de deslocação mais eficiente que o método imposto pelas barreiras arquitetónicas.
Isto nos leva à vertente desportiva do parkour - o parkour não pode de modo nenhum ser encarado com leveza, ou pressuposto como método convencional de deslocação, isto por várias razões. Com a transposição do obstáculo em vista, o traceur (praticante de parkour), tem a necessidade de utilizar várias técnicas que exigem preparação prévia e rigoroso esforço físico.
O parkour também não pode ser encarado como se fosse ausente de riscos, pois estes existem, e são bem reais e penosos para quem não está preparado, e muitas vezes também para quem está.

No fundo o parkour é encarado tanto como arte, desporto, ou filosofia de vida, sendo não só uma forma de movimentação, mas também uma maneira de encarar os desafios do cotidiano, visto que o parkour nos ensina a pensar rápido, e a vencer obstáculos.
(fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/Parkour/O_que_%C3%A9_Parkour%3F)

Nenhum comentário:

Postar um comentário