domingo, 27 de março de 2011

Flash Mob

A tradução livre para o termo seria algo como “multidão instantânea”. Mas, o que é? Bom, um monte de gente combina se encontrar em um lugar público e fazer uma coisa, normalmente bizarra, engraçada e sem sentido aparente. O primeiro Flash Mob que se tem notícia aconteceu em 2003, cerca de 100 pessoas entraram repentinamente em uma loja em Manhattan e ficaram em volta de um tapete específico. Outra manifestação dessas aconteceu na Central Station, importante estação ferroviária de NY. Uma multidão se aglomerou, aplaudiram por 15 segundos e repentinamente sumiram tão rapidamente quanto entraram. Loucura social? Insanidade coletiva? Certamente deve ter pisicólogo, antropólogos, ufólogo ou qualquér “ólogo” estudando o fenômeno.

Flash Mob não é uma manifestação comum, como uma passeata, piquete, etc. Em geral são organizados pela internet, com pessoas que nunca se viram pessoalmente ou mesmo que tenham se falado online, com a intenção de fazer uma coisa surreal, insólita e divertida. Esse tipo de manifestação já foi usada como forma de protesto, mas é raro. Hoje em dia, várias empresas investem na mobilização de pessoas pra realizar flash mobs no intuito de promover seus produtos ou lançar grandes campanhas de marketing em volta disso. Um exemplo é a dança coletiva realizada na Liverpool Street Station mostrada no video abaixo, organizada pela empresa T-mobile e que depois se converteu em um anúncio de televisão que promovia a felicidade e bem comum no dia-a-dia em nome da empresa. Isso nos leva a pensar até que ponto uma criação de intuito espontâneo e sem grande necessidade de ser algo bem elaborado pode ser explorado na realidade atual, em que o termo "viral" demonstra-se associado diariamente às novas mídias virtuais, as mesmas que promovem as atividades de flash mob.


Nenhum comentário:

Postar um comentário